Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Minicurso de Dança antecedeu o I Seminário Paulo Freire de Macaíba


O minicurso "A Dança na escola: uma proposta de construção corporal através do pensamento de Paulo Freire", ministrado pela doutoranda da UNICAMP, Adriana Barcellos, antecedeu o I Seminário Paulo Freire de Macaíba/RN 
A dança expressa ideias, emoções e sensações. É uma linguagem artística que pode estar na formação do sujeito e na sua construção de mundo. Assim, a primeira questão que se coloca, é como a dança pode fazer parte dos conteúdos da escola sem reforçar a padronização de corpo e movimento, que contamina o pensamento e a ação; e sem se desvincular da vida. Pressupõe um trabalho corporal que leva ao conhecimento de si mesmo, de suas possibilidades, diferenças, habilidades e dificuldades. Esse conhecimento leva a uma consciência de seu espaço de vida e de atuação, construindo um caminho para a autonomia e cidadania. Por esse viés, a dança se torne, apropriando-se de Paulo Freire, um ato político, ético e estético.
A Teoria Fundamentos da Dança de Helenita de Sá Earp desenvolvida na UFRJ dá o suporte para a pesquisa de movimento sem se prender a modelos e técnicas, utilizando toda a capacidade expressiva e cultural, presente, física, social e emocionalmente no corpo.