Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

sábado, 19 de outubro de 2013

Documentário ‘40 Horas na Memória’ emociona professores

Numa plateia formada por professores da rede municipal de educação de Macaíba, se emocionaram ao assistir a exibição do filme documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”, produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A exibição aconteceu no Seminário Paulo Freire: Memórias e Experiências, promovido pela Prefeitura de Macaíba.
Após a exibição aconteceu a Mesa Redonda 40 Horas, 50 anos depois: Paulo Freire de Angicos, Angicos de Paulo Freire, com o professor Marcos Guerra e o jornalista da Ufersa, Passos Júnior, diretor do documentário. “Imaginem a minha emoção ao vê esse filme”, confessou o professor Marcos Guerra, que na época coordenou o Círculo da Cultura, do Projeto 40 Horas de Angicos.
Para Marcos Guerra, o vídeo tem valor incalculável ao retomar um trabalho pioneiro desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire. Na época, estudante de Direito da UFRN, ele participou efetivamente da montagem, mobilização e execução do projeto em Angicos. “A logística partia do conceber, escrever, tirar do papel, avaliar e expandir esse metodologia”, afirmou.
Ainda segundo o advogado, a proposta era universalizar a educação com a aprendizagem voltada para a vida. “Toda a atividade de casa ou do trabalho servia de reforço para as atividades em sala de aula”, afirmou, exaltando os depoimentos dos 19 ex-alunos Freireanos, como exemplo concreto do que acontecer em 40 Horas, há exatamente 50 anos atrás.
Coube ao jornalista, Passos Júnior, apresentar o documentário que é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o objetivo de resgatar iniciativa pioneira de Paulo Freire no sertão central de Angicos. “É gratificante poder mostrar o nosso trabalho para uma plateia de professores que estuda e coloca em prática os ensinamentos de Paulo Freire”, afirmou Passos, ao agradecer o convite da Prefeitura de Macaíba.
O documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN” tem como protagonistas 19 ex-alunos do Projeto 40 Horas de Angicos, desenvolvido pelo educador Paulo Freire naquele município, em 1963. O filme mostra o recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto na vida dos ex-alunos.
O roteiro abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas; Paulo Freire; o que mais marcou e, por último, o legado deixado. Com duração de 30 minutos, o documentário tem direção de fotografia de Eduardo Mendonça, reportagem e roteiro de Renata Jaguaribe, edição de Diego Farias, produção de Amanda Freitas, assistentes de produção, Higo Lima, Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro. O filme conta com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora.