Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Documentário 40 horas na Memória será exibido durante o I Seminário Paulo Freire de Macaíba

O Documentário 40 horas na Memória será exibido na íntegra durante o I Seminário Paulo Freire de Macaíba/RN, que também contará com a presença do diretor e idealizador desta obra cinematográfica, o jornalista Passos Jr. da UFERSA.
O documentário por si só já é uma relíquia, pois conta com a nobre e ilustre participação de 19 ex-alunos de Paulo Freire, remanescentes do projeto de alfabetização realizado em Angicos/RN, no ano de 1963.

Contato com o diretor Passos Jr. : 

passosjr@ufersa.edu.br   (84) 9434-0740
assecom@ufersa.edu.br   (84)3317-8300



Informações sobre o documentário:

Título: 40 horas na memória: Resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN

Storyline:
A partir da memória dos ex-alunos Freireanos, o documentário visa resgatar a experiência pioneira de alfabetização de jovens e adultos, denominada Angicos 40 horas.

Sinopse:
Passados 50 anos, 19 ex-integrantes do Projeto Angicos 40 horas relembram a experiência inédita na área da educação, com a proposta de alfabetização de jovens e adultos. A proposta é resgatar essa história por meio da oralidade, com depoimentos dos ex-alunos, hoje idosos com idade acima de 70 anos. O cenário para o documentário é a cidade de Angicos, mais especificamente, o ambiente familiar de cada integrante do projeto. No filme, os alunos Freireanos fazem um recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto em suas vidas. As memórias dos idosos, bem como o resgate das marcas do tempo, são valorizadas no documentário. O roteiro abrange cinco temáticas: Como era a vida em Angicos, como aconteceu às 40 Horas, Paulo Freire, o que mais marcou, e o legado da experiência.
Com duração aproximada de 30 minutos, o documentário foi filmado nos meses de fevereiro e março de 2013, com mais de 7 horas de material bruto gravado. O filme é ambientado nas residências de cada um dos participantes. A direção e de Passos Júnior, roteiro de Passos Júnior e Renata Jaguaribe, direção de fotografia de Eduardo Mendonça, edição de Diego Farias, produção de Amanda Freitas, assistentes de produção, Higo Lima, Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro.
O documentário é a primeira peça audiovisual produzida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido para o acervo do Memorial Paulo Freire, que está sendo construído nas dependências da Ufersa Angicos. O filme conta com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora.