Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Site da UFERSA destaca o I Seminário Paulo Freire de Macaíba

Ufersa participa do Seminário Paulo Freire Memórias e Experiências
O documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”, produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, abre na próxima quinta-feira, 17, o Seminário Paulo Freire: Memórias e Experiências, que prosseguirá até a sexta-feira, 18, promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaíba.
A exibição será após a Mesa Redonda 40 Horas, 50 anos depois: Paulo Freire de Angicos, Angicos de Paulo Freire, a ser formada pela professora da UFRN, Sandra Maria Borba Pereira; o professor Marcos Guerra, da OAB e, o jornalista da Ufersa, Passos Júnior, diretor do documentário: 40 Horas na Memória.
O Seminário contará ainda com outras representações da Ufersa como o professor Eder Jofre Marinho de Araújo, que participará da Mesa Redonda: Práticas Pedagógicas: O legado de Paulo Freire e, a professora Rita Diana de Freitas Gurgel, na Mesa Redonda: A concepção Freireana de educação.
FILME – O documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN” tem como protagonistas 19 ex-alunos do Projeto 40 Horas de Angicos, desenvolvido pelo educador Paulo Freire naquele município, em 1963. Para resgatar essa experiência, a Assessoria de Comunicação da Ufersa produziu o documentário que foi filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013.
O documentário é a primeira peça audiovisual produzida pela Universidade para o acervo do Memorial Paulo Freire, que está sendo construído nas dependências da Ufersa Angicos. Além dos ex-alunos freireanos, o filme conta com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora.
O filme mostra o recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto na vida dos ex-alunos. O roteiro abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas e o que foi estudado; como era Paulo Freire; o que mais marcou essa experiência e, por último, qual o legado das 40 horas. Com duração aproximada de 30 minutos, o documentário tem direção de fotografia de Eduardo Mendonça, edição de Diego Farias, produção de Amanda Freitas, assistentes de produção, Higo Lima, Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro.