Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Hailton Mangabeira na UNICAMP



Na terça-feira, 03 de setembro, Hailton Mangabeira esteve reunido com o GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada  - formado por mestrandos e doutorandos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Na ocasião, discutimos sobre a temática da narração e experiência: A narrativa é uma forma de compartilhar experiências. Aprofundamos discussões acerca da produção de conhecimentos e saberes na escola e na universidade, onde compartilhamos, com os integrantes do grupo, o trabalho que desenvolvemos como professor e cordelista na rede municipal de ensino do Município de Macaíba/RN, assim como a nossa experiência no desenvolvimento e manutenção do pensamento de Paulo Freire através de filmes, cordéis e organização de Seminários. Na oportunidade, fizemos a divulgação do I Seminário Paulo Freire de Macaíba/RN, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro/2013.



No dia 04 de setembro, quarta-feira, aconteceu no Instituto de Artes da UNICAMP, uma Intervenção de Hailton Mangabeira na disciplina “Tópicos Especiais em Arte e Contexto - relacionando o processo de criação artística com temas da psicologia profunda” ministrada pela Professora Doutora Elisabeth Bauch Zimmermann.
A Disciplina abrange a  prática e reflexão sobre vertentes do campo das artes da cena visando um aprofundamento da discussão teórica sobre os processos de criação em artes e seus modos de elaboração estética e espetacular.
A proposta de intervenção com o poeta, roteirista, músico e cordelista Hailton Mangabeira, foi trabalhar elementos e imagens  da Literatura de cordel como veículo de sensibilização artística, e produção coreográfica de movimentos, seguindo conceitos e temas da Psicologia Analítica de Jung. Mestrandos e doutorandos participaram da intervenção pedagógica.