Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2018

A Copa do Mundo de Macaíba de Osair


Tempo de Copa do Mundo é tempo em que até o ar que respiramos vem oxigenado com o futebol. Assim, sugiro um retrospecto à Copa do mundo de 70.
No livro Todos juntos, Vamos. Memórias do tri (Palavra & Imagem, 2002) organizado por Alex Medeiros, e que colaboram com esta magnífica obra algumas dezenas de escritores e jornalistas, dentre eles, o nosso querido conterrâneo Osair Vasconcelos, que nos brinda com uma crônica de magnitude exponencial: A Copa do Mundo de Macaíba. A produção literária de Osair Vasconcelos nos remete a cerne dos acontecimentos relatados, que no meu caso, revivi momentos da minha infância, em Mangabeira, de quando minha mãe comprou uma televisão ao final da década de 70, transformando-se a nossa sala, porta e janelas, num território social disputado. Ri muito, continuo rindo, e vou rir toda vez que lembrar da Copa do Mundo de Macaíba de Osair.