Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Mecenas das Artes macaibense?

Ter, 17 de Maio de 2011 08:02
Hoje o Sr. Olimpio Maciel é considerado por grande parte da população que trabalha a cultura e as artes como um mecenas, sujeito sempre disposto a ajudar a quem trabalha artisticamente, assim como também, no patrocínio de shows e eventos. É um dos poucos que ajudam este setor tão carente.

Se o mesmo viveu no período do Renascimento com certeza foi um dos poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade. Para quem não sabe estes mecenas foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).

A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza.

E hoje com certeza nós macaíbenses podemos comparar o Sr. Olimpio Maciel com os Principais mecenas da época do Renascimento Cultural que foram: Lourenço de Medici (banqueiro italiano); Come de Medici (banqueiro e político italiano); Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão) e Francisco I (rei da França).

Hoje a Banda Ragha Swing com a ajuda do Sr. Olimpio Maciel, como também do ilustre Franklin Garcia, de Tell Celular, Luciano Cabeleireiro e outros está comprando instrumentos próprios e se preparando para a gravação do seu primeiro CD.

Muito obrigado Sr. Olimpio por este grande incentivo a cultura e artes macaibense.


Por: Dejackson Alvares de Farias
Disponível: http://senadinhomacaiba.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=516%3Ao-mecenas-das-artes-macaibense&catid=1%3Amais-recentes&lang=pt#comments