Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

domingo, 24 de maio de 2009

Festival Universitário da Canção 2009 - UFRN

A partir do dia 20 de maio será iniciado o período de inscrições para o Festival Universitário da Canção 2009. A data foi acertada em reunião da Comissão do Festival, realizada na tarde da quarta-feira, dia 22. As inscrições serão feitas até o dia 28 de agosto, na SAE e no DCE.
O Festival será composto por duas etapas, uma eliminatória com 20 músicas classificadas, e a final com 10 músicas selecionadas. A próxima reunião está marcada para o dia 06 de maio às 15 horas, na Secretaria de Assuntos Estudantis/SAE.
Informações no telefone: 3215.3311

Fonte:www.sae.ufrn.br


No Festival anterior, uma música de minha autoria "Berço da Cultura Potiguar", defendida pelo PEDUBREU, ficou em 3° lugar no Festival. Estaremos participando mais uma vez este ano. Espero vocês!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

POSSE DA COMISSÃO NORTERIOGRANDENSE DE FOLCLORE




Tomou posse a nova diretoria da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore. O novo presidente, Severino Vicente, substituirá Iaperi Araújo na presidência da instituição, que já teve à frente nomes como Veríssimo de Melo, o folclorista Deífilo Gurgel, entre outros.
Devemos salientar, que a única mulher a compor a mesa na solenidade da Comissão Norteriograndense de Folclore é a sãogonçalense Maria Tereza Oliveira. E por falar em São Gonçalo do Amarante, participando de um evento como este, fica evidenciado a força e o prestígio que o município tem no cenário cultural do nosso estado.
Dona Militana e o Mestre Sérvulo teixeira foram destaques especiais do município na posse, que também contou com um número expressivo de artistas sãogonçalenses no evento. A solenidade ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

domingo, 17 de maio de 2009

VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos

Texto de Isabela Santos. Terça-feira, 12/05/2009. NOMINUTO.COM


Milton Santos é reconhecido como um dos mais importantes geógrafos brasileiros. Após a sua morte, em 2001, vem se realizando conferências para debater o seu legado, principalmente no que diz respeito ao mundo contemporâneo e ao processo de globalização.

Com o tema "Lugar-Mundo: Perversidades e Solidariedades", o 8º Encontro Nacional e o 1º Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos será realizado desta quarta (13) à sexta-feira (15) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. A programação está dividida entre o Campus e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Confira aqui.

Segundo o coordenador geral do evento, o professor Aldo Dantas, a globalização sempre foi vista por Milton Santos pelos lados bom e mau.

“A discussão é em torno da globalização e a influência dela nos lugares; não só técnica, ele também falava do lado ‘perverso’, que é o lado da população que não está inserida nessa globalização”, disse.

Além disso, Dantas ressalta que o estudioso era um pensador do terceiro mundo. “Não era eurocêntrico. Ele pensava o Brasil a partir do Brasil”.

Cita um exemplo: “Barcelona é tida como grande exemplo de urbanização, mas Barcelona não resolve o problema de Natal. A solução encontrada lá pode não ser boa aqui”.

O que se pretende é elaborar e aprofundar uma reflexão sobre as contribuições epistemológicas e metodológicas da sua obra que é calcada sobre uma reflexão do mundo, do homem universal, do cidadão, onde ele vive, no espaço banal, o espaço de todos os homens, a luz do Lugar-Mundo e suas perversidades e solidariedades.

O avanço das discussões metodológicas sobre a geografia; a compreensão do espaço geográfico diante do processo de globalização; o problema da diversidade regional; as potencialidades e possibilidades da cidadania e dos lugares no Brasil são problemas que podem ser analisados a partir das recentes contribuições e conceitos elaborados por Milton Santos em sua vasta obra, reconhecida e respeitada mundialmente.

Milton Santos era professor titular de Geografia Humana do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Escreveu em 1979 que “a historia não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial” e desta ideia surgiu um dos conceitos mais estimulantes para a análise do mundo moderno: formação sócio-espacial, hoje fundamento de escritos geográficos e teses, pelo mundo afora.

É considerado um geógrafo/filósofo, cujo pensamento tem influenciado a geografia brasileira e outras áreas das ciências humanas.

sábado, 2 de maio de 2009

Projeto Amigos de Xexéu

O Projeto Amigos de Xexéu, que objetiva resgatar toda a obra desse mito da cultura Potiguar e que hoje está praticamente esquecido é realizado por Hailton Mangabeira e o professor e xilógrafo Sebastião Palhares, “trata-se de um trabalho para ajudar nosso grande amigo, realizamos com muito carinho e de certa forma de gratidão a Xexéu, pois ele representa muito para nós. Xexéu dividiu saraus poéticos com Patativa do Assaré, Elizeu Ventania, Antônio Dias, Chico Traíra e outros. É uma humilde homenagem enquanto ele está vivo, pois depois que alguém como ele morre, surgem muitas homenagens e dessa forma não serve mais para ele” As xilogravuras do projeto são feitas por Sebastião Palhares, que se tem mostrado um grande artista, trabalho de fino trato, que por sinal foi muito elogiado pelo próprio Xexéu e outras pessoas que já tiveram o privilégio de apreciar a bela arte. Já conseguimos recuperar 10 obras de Xexéu, entre elas: Vozes da Natureza; Sibele Campeã de Vaquejada; A Bagunça do Preá, Onde a Poesia Mora, Chico Sombra de Onça e a Cobra da Cumbuca, O Apelo do Concriz, O Retirante da Seca, A Terra pede Socorro, Queremos fazer muito mais, e por isso esperamos que outras pessoas que admirem o Trabalho de Xexéu possam engajar-se no projeto. O telefone para contato com os idealizadores do projeto é 8855-0757 ou pelo E-mail: hailtonmangabeira@hotmail.com