Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

II Fórum Potiguar de Cultura

O II Fórum Potiguar de Cultura será em 28 de fevereiro, exato um ano após o primeiro, que também se deu no auditório do IFRN Liceu das Artes, no centro da cidade, em 2011. O Fórum Potiguar de Cultura é uma iniciativa da sociedade civil que envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor, na perspectiva de elaborar e construir um panorama que venha subsidiar a permanente construção de uma política cultural em conformidade com as reais necessidades e inerências relativas aos que trabalham e militam nessa área.
Conduzido por uma pequena comissão executiva integrada por Esso Alencar, Tatiane Fernandes e Lula Borges, o evento do Fórum Potiguar de Cultura vem sendo realizado para servir como um instrumento que influencie na construção de uma política cultural para o estado em sintonia com os parâmetros do Sistema Nacional de Cultura.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento
09h – Abertura
9h30 – A Economia Criativa e sua Importância na Esfera Cultural
com Cláudia Leitão (chefe Secretaria da Economia Criativa),
Fábio Lima (representante regional do MinC para o nordeste)
e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN ).
11h – Fórum Potiguar de Cultura: direções e compromissos
(lançamento versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar)
(escolha de representações setoriais para os encontros presenciais do FPC)
(aprovação do calendário de reuniões anuais do FPC)
12h – Almoço
14h – O Fundo Cultural como um Vetor à Participatividade;
c\ Isaura Rosado (Secultrn/FJA) e Rubens Passos, mediação Tatiane Fernandes
16h – A Atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN
c\ Fernando Mineiro e George Câmara, mediação Esso Alencar


PARA MAIORES INFORMAÇÕES
Esso Alencar, 9606 1926
Lula Borges, 8855 4059
Tatiane Fernandes, 8855 2600

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trilha sonora do filme "Tu se alembra?"

A trilha sonora do filme "Tu se alembra?" está por conta do professor e maestro da Orquestra Potiguar de Viola Marcelo Othon. Quando convidamos Marcelo para compor a trilha sonora ele aceitou de primeira, o que nos deixou muito felizes. A Orquestra Potiguar de Viola se apresentará na estréia do filme que ocorrerá no último sábado de maio ou no primeiro sábado de junho/2012.


 Alguns dos componentes da Orquestra Potiguar de Viola.
 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Começaram as gravações de "Tu se alembra?"

Começaram as gravações do novo filme de Hailton Mangabeira. "Tu se alembra? está movimentando toda a comunidade de Lagoa do Sítio I nesta sexta-feira, 10 de fevereiro. A Cia. Interart de Teatro também participa da produção, pois além de ter todos os seus atores estarem atuando no filme, participam como iluminadores, operador do som direto, operador de câmera, assistentes, claquetista, entre outros. Na verdade, está sendo uma festa desde as oficinas e visitas feitas à comunidade. Uma grande disposição para sempre ajudar é a marca de todos os envolvidos no processo, o que tem facilitado muito o andamento do nosso trabalho.







 

 
 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Tu se alembra?" Atores e direção intensificam ensaios

 Tendo em vista a proximidade do início das gravações do filme "Tu se alembra?" atores e direção intensificam ensaios em Lagoa do Sítio I, onde será rodado o filme.  Atores da Cia. Interart de Teatro demonstram empenho e dedicação nas atividades propostas. Mais um momento descontraído, onde a diretora artística e continuísta Míriam Cidade conduziu os trabalhos.

 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Morre o folclorista Deífilo Gurgel

O folclorista Deífilo Gurgel faleceu no final da manhã desta segunda-feira (6) em Natal em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A confirmação da morte foi dada pela própria família em nota de falecimento. O folclorista estava internado desde o final de janeiro no hospital Papi e se encontrava num avançado quadro de desnutrição e pneumonia.


O velório será ainda nessa tarde (06) no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Já o enterro está marcado às 21 hs, no mesmo local.

Segue a íntegra da nota divulgada pela família de Deífilo Gurgel;

"A família do poeta e folclorista Deífilo Gurgel - Zoraide de Oliveira Gurgel, esposa, e os filhos Káthia, Carlos, Mário Sérgio, Gardênia, Fernando, Cláudia, Alexandre, Marcelo e Ana Márcia - comunica oficialmente, o falecimento do grande mestre da cultura popular do Rio Grande do Norte, ocorrido hoje em Natal.

Diante das inúmeras manifestações de solidariedade, a família agradece encarecidamente aos familiares e amigos, e comunica que tão logo sejam definidos os locais para o velório e sepultamento, todos serão informados.

Deífilo faleceu aos 85 anos, após 17 dias de internação na UTI do hospital PAPI, em consequência de falência de múltiplos órgãos.

Natal, 06 de fevereiro de 2012

Zoraide de Oliveira Gurgel - esposa
Káthia, Carlos, Mário Sérgio, Gardênia, Fernando,
Cláudia, Alexandre, Marcelo e Ana Márcia - filhos".



Biografia

Nasceu em Areia Branca e aos 18 anos de idade veio para Natal estudar. Aos 25 anos, casou-se com dona Zoraide. Em 1967, o pesquisador ainda se formou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, em 1967.

Em 1970 foi nomeado Diretor de Cultura do município do Natal, por João Faustino, que na época era secretário de Educação. A partir daí, o escritor passou a estudar o Folclore . Como poeta, escritor e pesquisador, Deífilo Gurgel atuou também como diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Natal (SMEC), diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA) e presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore.

O pesquisador ainda foi professor de Folclore Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele estava para lançar a obra "Romanceiro Potiguar", que reúne uma série de romances coletados pelo autor entre 1985 e 1995.

Fonte: Nominuto.com