O
minicurso "A Dança na escola: uma proposta de
construção corporal através do pensamento de Paulo Freire", ministrado
pela doutoranda da UNICAMP, Adriana Barcellos, antecedeu o I Seminário
Paulo Freire de Macaíba/RN
A dança expressa ideias, emoções e
sensações. É uma linguagem artística que pode estar na formação do sujeito e na
sua construção de mundo. Assim, a primeira questão que se coloca, é como a
dança pode fazer parte dos conteúdos da escola sem reforçar a padronização de
corpo e movimento, que contamina o pensamento e a ação; e sem se desvincular da
vida. Pressupõe um trabalho corporal
que leva ao conhecimento de si mesmo, de suas possibilidades, diferenças, habilidades
e dificuldades. Esse conhecimento leva a uma consciência de seu espaço de vida
e de atuação, construindo um caminho para a autonomia e cidadania. Por esse
viés, a dança se torne, apropriando-se de Paulo Freire, um ato político, ético
e estético.
A Teoria Fundamentos da Dança de
Helenita de Sá Earp desenvolvida na UFRJ dá o suporte para a pesquisa de
movimento sem se prender a modelos e técnicas, utilizando toda a capacidade
expressiva e cultural, presente, física, social e emocionalmente no corpo.