Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

José Solon: "Percebi que aqui era meu lugar"



José Carneiro da Silva, o popular Zé Solon, nasceu em Extremoz/RN no dia 21 de março de 1936. Filho de Solon Lucas da Silva e de Sebastiana Carneiro da Silva. Chegou em Macaíba em 13 de setembro de 1951 e a primeira impressão que teve é que “a partir desse momento percebi que aqui era o meu lugar” Foi com o seu pai, tropeiro e feirante, que desde cedo aprendeu a comercializar nas feiras diversos produtos, iniciando com a venda de peixe, que comprava nos municípios de Macau e Areia Branca.
 É casado com Maria das Neves Costa e Silva e dessa união nasceram doze filhos: Solon, Carlos, Valnei, Genilson, Vaneilton, Gorete, Austrir, Cristiane, Solange, Sônia, Josenaide e Micheli.

Com muito trabalho e com a ajuda dos seus filhos, que desde muito jovens já trabalhavam com o pai fazendo móveis populares para serem vendidos na feira de Macaíba, Parnamirim e adjacências. Do ramo de móveis passou para o ramo de madeira e material de construção, onde é proprietário da Madeireira Solon, localizada na Rua Jundiaí, 72, próximo a Rodoviária Nova. Seu José Solon encerrou nossa conversa assim: “sou um matuto com inteligência da vida pra viver”
 
Vaneilton, um dos filhos de Seu José Solon é um grande artista macaibense.