Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

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quinta-feira, 5 de março de 2015

Concurso de Experiências Inovadoras – Prêmio Paulo Freire

 Buenos Aires, 10, 11 e 12 de março de 2015

O objetivo do Seminário é levantar propostas que contribuam para a construção de políticas regionais para o desenvolvimento docente por meio do intercâmbio entre gestores e acadêmicos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

Concurso de Experiências Inovadoras – Prêmio Paulo Freire

SEGUNDA EDIÇÃO
O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.
A convocatória para apresentar experiências nesta segunda edição estará aberta até 15 março de 2015.
Estão convidados docentes, diretores, instituições educacionais e/ou equipes interinstitucionais dos países membro deste bloco regional, para documentar e fazer parte do Banco de Experiências, que tem como foco o intercâmbio e o aperfeiçoamento das práticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente.
O objetivo é compartilhar as experiências realizadas e estabelecer ações comuns para ampliar o direito à educação e à integração regional.
Nesta segunda edição convidamos para documentar e enviar experiências inovadoras relacionadas com as seguintes temáticas:
• Práticas inovadoras no percurso da prática profissional ou no âmbito da formação inicial docente.
• Práticas inovadoras de educação para a diversidade.
Poderão participar:
Professores responsáveis por cursos de formação inicial e continuada,
Equipes institucionais ou interinstitucionais,
Diretores de instituições de formação docente,
Funcionários responsáveis pela gestão de políticas de inovação na formação docente.
Requisitos para a inscrição:
  • Ter desenvolvido as experiências entre os anos de 2010 e 2013 ou estar atualmente em desenvolvimento há, pelo menos, um ano.
  • Estar devidamente documentada com material empírico e depoimentos diretos.
  • Contar com resultados identificáveis por parte dos seus responsáveis e seus destinatários.
  • Ser apoiada pela instituição que desenvolveu o projeto e/ou a/s instituição/ões destinatária/s.
Todas as experiências avaliadas positivamente pelo júri serão publicadas e formarão o Banco de Experiências do PASEM. Dez experiências serão destacadas com o Prêmio Paulo Freire e participarão de um seminário regional.
O júri será formado por renomados especialistas dos quatro países.
PASEM considera a inovação como “Transformações precisas às quais, no campo da educação e da formação, concebem e põem em marcha dispositivos novos ou específicos e, simultaneamente, os analisam e os avaliam” (IV Bienal de Educação e formação. Paris 1998). Trata-se de um conjunto de práticas que não só procuram novos percursos formativos, mas também, incluem práticas de documentação e sistematização nas quais envolve o coletivo responsável da inovação.

Resultados da PRIMEIRA EDIÇÃO
Na Primeira Edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente do PASEM, que aconteceu no período de agosto de 2013 á janeiro de 2014, foram registradas um total de 237 experiências, entre as quais 115 completaram a documentação.
As onze experiências que foram condecoradas com o Prêmio “Paulo Freire” participaram do seminário regional e a instituição premiada recebeu apoio econômico para a atualização da sua biblioteca e aquisição de equipamento didático e pedagógico.
As categorias selecionadas para documentação/inscrição foram:
• Acompanhamento de novos docentes;
• Alfabetização
• Ensino de Ciências.
• Impacto das Tecnologias nos diferentes aspectos vinculados ao ensino e a aprendizagem.
A seleção das experiências destacadas foi baseada na pontuação final, obtida na avaliação feita pelos especialistas, sendo garantida a presença de todos os países e categorias na seleção final.
Experiências destacadas PRIMEIRA EDIÇÃO
Participaram documentando e enviando suas experiências professores responsáveis por cursos de formação inicial e/ou contínua; equipes institucionais ou interinstitucionais; diretores de instituições de formação docente e gestores que atuam no âmbito da formação docente, gerando políticas que promovem a inovação na formação, ou quaisquer destas combinações.



Sobre a avaliação das experiências da PRIMEIRA EDIÇÃO
Para a avaliação, foi formado um júri com 25 membros pertencentes aos os países participantes. Cada experiência documentada/enviada foi avaliada por dois especialistas na categoria correspondente. O critério de designação de cada experiência para o júri foi o seguinte: um avaliador do país da experiência e outro avaliador de algum dos outros três países participantes. A pontuação final de cada experiência documentada/enviada foi obtida a partir da média das pontuações dadas por cada avaliador.



Destacamos a participação de renomados especialistas vinculados ao desenvolvimento profissional docente e as temáticas escolhidas.
Agradecemos a todos os que documentaram suas experiências, permitindo dessa forma ampliar o direito à educação e à integração regional.

Mais informações: http://www.pasem.org/pt/concurso/