Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A edição do filme é por conta de Lula Borges



A parceria entre os professores e artistas Hailton Mangabeira e Lula Borges coroa a terceira produção cinematográfica do cordelista macaibense. Depois dos sucessos de crítica e de público nos filmes: “Os pés de Benedita” (2011) e “Tu se alembra?” (2012), a dupla continua firme e forte e agora a produção inova por ser o primeiro longa-metragem gravado em Macaíba. A edição já ultrapassou de uma hora e a previsão é que se aproxime ou mesmo ultrapasse as duas horas de filme.






sábado, 11 de novembro de 2017

Encontro da esposa de Paulo Freire com Hailton Mangabeira



Mais um encontro do cordelista macaibense Hailton Mangabeira com NIta Freire, esposa de Paulo Freire. Depois de Campinas/SP e Brasília/DF, desta vez ocorreu na UFPB, durante a V Jornada de Estudos Freireano. Nita Freire participou ainda do encontro de reitores das universidades federais do Nordeste, ocorrido em João Pessoa. A esposa de Paulo recebeu o livro Paulo Freire em cordel, que a mesma tinha prefaciado.
Já em Mamanguape, no Campus IV da UFPB, Hailton Mangabeira fez a abertura com uma apresentação cultural impecável, antecedendo a conferência magna de Nita Freire, que emocionou a todos os participantes.
O GEPeeeS/UFPB, que é coordenado pelo Prof. PhD Paulo Palhano, Prof. Dr. José Mateus do Nascimento, Prof. Dr. Lusival Antônio Barcellos, Profª. Ms. Maika Bouque Zampier, conta com um grande número de colaboradores que se engajam de forma notável na organização do evento. Além da Jornada, o GEPeees também organiza o SECAMPO, evento já consolidado e que ocorrerá em novembro de 2018.













 
















sábado, 4 de novembro de 2017

Caminhada X Debate X Sessão: Três momentos que se completam



Três momentos distintos do filme “Um lugar que não existe”. Primeiro a caminhada, que aconteceu no centro de Macaíba e que ainda reverbera até hoje. Momento fantástico e inesquecível. Segundo, o debate épico entre os três candidatos que protagonizam o longa-metragem, e que ocorreu em Lagoa do Sítio I. O terceiro momento, a Sessão Milagreira, gravada na Casa de Cultura de Macaíba que, igualmente à caminhada, repercute muito, e agora ainda mais, sendo amplificada exponencialmente, devido aos últimos acontecimentos que abalaram o meio político. Realmente, Cabaço nunca mais será a mesma!