Cordel, Cultura Popular. Mangabeira-Macaíba/RN - hailtonmangabeira@hotmail.com (84)98855-0757
terça-feira, 23 de junho de 2009
Antônio Sobrinho organiza mais um Encontro de Violeiros e Repentistas
Encontro de repentistas reúne artistas de todo nordeste em Natal
O cansaço estampado no rosto alerta que o corpo pede repouso, mas Antônio Sobrinho ainda tem muito trabalho a cumprir. Através da Associação Cultural Violas da Nossa Terra, da qual é presidente, o poeta/repentista está na reta final da organização e divulgação de mais um ininterrupto Encontro potiguar das violas nordestinas e campeões do Nordeste, que chega à maioridade neste mês de homenagens a São João. A 18ª disputa pelo tradicional troféu à espera do primeiro colocado acontece na próxima sexta-feira, reunindo 12 mestres de vários estados do Nordeste, que, em duplas, farão suas apresentações improvisadas.
Mais uma vez, o palco desta festa cheia de elementos do repente e da poesia do sertão será a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 21h. O encontro reúne sempre os maiores nomes do repente. Nesta edição, a programação conta com as duplas Ivanildo Vila Nova (PE) x Raimundo Caetano (PB), Edmilsom Ferreira (PI) x Antonio Lisboa (RN), Raulino da Silva (PB) x Daniel Olímpio (PE), Sebastião Dias (RN) x João Paraibano (PB) e Moacir Laurentino (PB) x Louro Branco (CE).
Um dos poetas mais conhecidos do Nordeste, Antônio Sobrinho está à frente do encontro de violas em Natal desde o início e fará apresentação especial de tudo o que sabe sobre viola, poesia e improviso de temas diversos que serão solicitados às duplas. Na oportunidade, cantará ao lado do poeta paraibano Pedro Bandeira, que recebe na manhã do mesmo dia o título de Cidadão Natalense pela Câmara Municipal de Natal.
No comando da apresentação estarão os poetas de Mossoró Lúzio Alves e Antônio Francisco. Quem preferir, pode ainda acompanhar as cantorias através da Rádio Satélite FM (87,9 MHz), que fará pela primeira vez a cobertura completa do evento, com transmissão ao vivo de toda a programação.
Boca-a-boca
Desde que os preparativos desta edição do evento começaram, há quatro meses, Antônio Sobrinho, que é ainda autor de 14 livros e 46 cordéis - tendo sido locutor durante 21 anos na extinta Rádio Poti AM - diz com precisão já ter rodado 5.860 quilômetros dentro do Rio Grande do Norte e estados vizinhos somente para divulgar e vender os ingressos desta edição, ao custo de R$ 10. "É um convite geral aos artistas da viola e aos que apreciam a arte", justificou.
Para ele, o esforço é grande em manter viva essa tradição secular, que tem sido desvalorizada com o passar dos anos. "Mesmo assim, conseguimos reunir uma média de mil pessoas por ano", destaca Sobrinho, fazendo uma sugestão aos governantes e sociedade em geral: "Está na hora da poesia do repente deixar de ser penitência e passar a ser prioridade nas escolas. A música é como horizonte, todo dia é belo", finalizou.
Cidadão Natalense
Antes da cantoria que marcará o encontro dos maiores repentistas nordestinos, uma solenidade na Câmara Municipal de Natal fará uma homenagem ao mestre do repente paraibano Pedro Bandeira. Radicado em Juazeiro do Norte, no Ceará, o poeta, que é ainda advogado, violeiro, compositor e escritor, passará a ser conhecido também como Cidadão Natalense. A honraria acontece às 11h, no plenário do legislativo municipal, e atende a propositura do vereador Aquino Neto.
Para o parlamentar, o pedido visa agraciar "um intelectual que não foge às suas origens". "Pedro Bandeira já veio a Natal várias vezes e até ganhou um prêmio de melhor poeta num concurso por ocasião dos 400 anos da cidade. Ele teve até um CD que vendeu 50 mil cópias no Rio Grande do Norte e acho justa essa homenagem", ressaltou. Aquino explica que todas as capitais brasileiras realizam, tradicionalmente, encontros anuais de violas. "Uma pena é ser tão pouco divulgado. Esses eventos são destinados à família inteira e o público que prestigia todos os anos é muito fiel", disse.
Por Adriana Amorim do Diário de Natal