Macaíba

"Macaíba terra amada/ Histórica é uma beleza/ Filhos ilustres aqui brotam/ Manancial de nobreza/ Desde a sua fundação/ Desse solo, desse chão/ Tidos como realeza."

Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

Professora Maria Tereza de Oliveira mobiliza sociedade em favor de uma cultura de paz

O Instituto de Arte, cultura e Educação Popular Mauricio Fernandes realizar neste domingo, 1º de maio, a 3ª edição da “Mobilização em Defesa de uma Cultura de Paz“. O evento visa sensibilizar a sociedade para a necessidade de difundir e celebrar um pacto em defesa de uma cultura de paz e prevenção as drogas. A mobilização começa às 15 horas na praça Senador Dinarte Mariz. Para a professora Maria Tereza de Oliveira, coordenadora do evento, o momento irá proporcionar a comunidade uma reflexão sobre o alto índice de violência no município e desta forma reunir todos os segmentos da sociedade para criação de uma cultura de paz.

Fonte: Blog do Locha

A tradição do Cordel na feira e o Poeta Boquinha de Mel

A história do Cordel está ligada a feira. Era na feira onde os poetas cordelistas iam divulgar e vender as suas obras. A minha história como cordelista teve início quando minha mãe na feira comprava os cordeis e lia pra gente ao final da tarde. Todo sábado era assim. Cresci vivenciando esta prática e estou eu aqui. O meu amigo e poeta Boquinha de Mel mantém viva a tradição. Todo sábado podemos encontrá-lo na feira do Alecrim vendendo os seus cordéis. No domingo é a vez do cordelista está na feira de Lagoa Nova. Parabéns Boquinha de Mel pela grande e sublime contribuição para que a cultura do Cordel permaneça viva nas feiras.Para entrar em contato com Boquinha de Mel ligue: 8807-5612




sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os Cordéis de Hailton Mangabeira

1. Macaíba, Manancial de Nobreza ;
2. Os Níveis da Escrita ;
3. Uva Agora é Melancia ;
4. Terra dos Mártires ;
5. Joãozinho e os Seus Dentes ;
6. A Saga do Rio Jundiaí em Busca da Sobrevivência;
7. Anador com Poder de Viagra ;
8. De Urtigal à Nova Cruz ;
9. Salvem Nossas Tartarugas ;
10.Zé do Monte ;
11.Casa de Cultura Popular de Macaíba ;
12.O Ciferal ;
13.Lagoa do Bonfim ;
14.De Cana Brava à Espírito Santo ;
15.Balaio de Gatos ;
16.Os Pés de Benedita;
17.Compadre Deca ;
18.Sexo Frágil uma Ova!;
19.O Doido de Berto ;
20.A Escola de Ontem e de Hoje;
21.Nísia Floresta;
22.Auta de Souza;
23.Henrique Castriciano;
24.Universo do Músico ;
25.Celebridade ;
26.CDL – Macaíba ;
27.Paulo Freire: Cidadão do Mundo ;
28.A Motoca ;
29.A mulher que virou Sapo;
30.Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante ;
31.Augusto Severo;
32.Amigos da Água;
33.Como utilizar a Energia Elétrica ;
34.Geografiando o Brasil;
35.Alberto Maranhão;
36.Monsenhor Expedito;
37.O Homem que Tinha a Língua Grande Demais ;
38.Sonho de Professor ;
39.Vendedor de Bonecos ;
40.Tavares de Lyra ;
41.A História do Tangram ;
42.O Encontro de Hailton e Xexéu ;
43.ABC, O Mais Querido ;
44.Igreja Matriz de Macaíba ;
45.Solar do Ferreiro Torto ;
46.Casarão dos Guarapes ;
47.Alecrim F.C.
48.O Segredo da Receita ;
49.Como Economizar Energia Elétrica ;
50.D. Zefinha, Minha Mãe;
51.Amazônia ;
52.Namoro de Ontem e de Hoje ;
53.O Homem abduzido;
54.Municípios do RN;
55.Monte Alegre;
56.Salvem o Mangue;
57.Lei Maria da Penha;
58.Praias do RN;
59.Burocracia Celestial
60.Dona Militana;
61.Eva Viu a Uva
62.A Peleja da Concessão na Radiodifusão
63.O Pobre e o Rico;
64.Escola Ativa;
65.O Mundo Lá Fora;
66.Zila Mamede;
67.Leite de Vaca (com água);
68.A Diversidade Cultural de São Gonçalo do Amarante
69.Venera Dantas;
70.Dr. Onofre Lopes;
71.Quem Cola Não Sai da Escola;
72.São Gonçalo FC;
73.Todos Contra a Dengue;
74. O Fazendeiro e o Vaqueiro;
75. Os Nomes dos Candidatos
76. O Antes e o Depois;
77. Universitária FM 88,9 - A Universidade da Música;
78. O Matuto e o Doutor;
79. América Futebol Clube;
80. Escola Doméstica de Natal;
81. Educação no Trânsito;
82. Rio Potengi;
83. Milton Santos: O Maior Geógrafo Brasileiro;
84. 300 Anos de São Gonçalo do Amarante;
85. O Ponto é a Ponte;
86. Padroeiros de São Gonçalo do Amarante;
87. Dom Joaquim de Almeida, O Primeiro Bispo do RN;
88. O Homem que Matou a Geladeira;
89. A Saga de Helena;
90. Carta para Lindóia;
91. Ojuara, O Homem que levou Chifre do Lobisomem;
92. Escola Versus Televisão, Versus Internet, Versus...
93. Escola e Professor;
94. Parnamirim, Trampolim da Vitória;
95. Benedito Pinheiro Borges;
96. O Livro Amarelo;
97. O Defunto era Maior;
98. A Difusão da Cultura Afro-Brasileira;
99. O Soldado e o Coronel;
100.Tempo de Menino;
101.Nordeste;
102.Candidato Rico, Candidato Pobre.

Palestras, apresentações, exposições, oficinas e Pedidos: hailtonmangabeira@hotmail.com ou pelo telefone:(84)8855-0757

terça-feira, 19 de abril de 2011

Casarão dos Guarapes

Fiquei muito feliz com a notícia veiculada em vários meios de comunicação em que trata da recuperação do Casarão dos Guarapes. Tantos e tantos nomes lutaram para que tal oportunidade acontecesse, dentre eles Valério Mesquita. Já era tempo. pois o Casarão dos Guarapes é um dos, entre tantos outros, patrimônios histórico-cultural-arquitetônico do Rio Grande do Norte. Foi contruído por Fabrício Pedroza, na segunda metade do século XIX e foi ele que impulsionou a economia da então província. Chegou-se a cogitar a possibilidade da capital da província ser mudada para o Guarapes pelo poder econômico e a influência que seu proprietário exercia na época. No dia 29 de janeiro de 2007 publiquei o Cordel Casarão dos Guarapes.

domingo, 17 de abril de 2011

Poeta Xexéu em Macaíba

Foi muito gratificante receber em Macaíba um dos mais importantes poetas do Rio grande do Norte, ou melhor, do país, O grande João Gomes Sobrinho, conhecido como o poeta Xexéu, o poeta das Lajes. Xexéu mora na comunidade rural de Lajes, no Município de Santo Antônio/RN. Foi uma noite inesquecível na Casa de Cultura de Macaíba. Na ocasião, marcaram presença: Na primeira foto:Sebastião Palhares, Hailton Mangabeira, Palito da Beija-Flor, Xexéu e Dito Dellis. Rômulo Estanrley, Zé, Josafá, Milton



Edriano, Alexandre, Cristina, Edinalva, Neta, Aline, Socorro e tantos outros. Juntamente com o xilógrafo, pesquisador, professor e amigo, Sebastião Palhares e o poeta Boquinha de Mel, desenvolvemos o Projeto Amigos de Xexéu, onde já conseguimos recuperar dez obras de Xexéu. Este ano retomaremos o projeto com o mesmo objetivo.

Novos Lançamentos de Hailton Mangabeira

O Soldado e o Coronel, Tempo de Menino e Nordeste são meus novos lançamentos em Literatura de Cordel. Em breve serão lançados: Candidato Pobre e Candidato Rico, Recursos Naturais e a Lenda do Café.

sábado, 16 de abril de 2011

Cordel: Palestras, exposições, apresentações e pedidos

Realizamos palestras, exposições, apresentações e vendas de cordel. Ligue: (84)8855-0757 ou pelo e-mail: hailtonmangabeira@hotmail.com

Cordel de nº 101, Nordeste

Meu mais novo cordel, de nº 101, que tem como mote Nordeste, surgiu a partir da disciplina Geografia do Nordeste, do Curso de Geografia da UFRN. A belíssima xilogravura que enriquece mais uma obra minha é de Sebastião Palhares.
O Cordel Nordeste traz uma série de informações importantes do Nordeste brasileiro. É mais um rico instrumento que poderá servir a professores e alunos desde o ensino fundamental ao ensino superior.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cordel de nº 100. Tempo de Menino


É como muita alegria que publico o meu centésimo cordel. Nunca pensei que chegasse tão longe...Durante esse tempo, no meio cultural, encontrei muitas pessoas que me deram força para seguir em frente. A todos vocês o meu muito obrigado. O próprio mote do cordel denuncia: Tempo de Menino. Um tempo muito feliz, apesar das limitações. Cheio de alegria, amizades sinceras, família unida e reunida. "Que saudade que eu tenho/ Do meu tempo de menino/ Mangabeira foi o berço/ Foi muito mais que divino/ De relance vou lembrar/ Memórias vou recordar/ Do meu tempo de menino./ Quando amanhecia o dia/ Tinha leite no curral/ Tinha cana-de-açúcar/ Goiamum e bananal/ Ah! Que saudade que tenho/ Casa de farinha lembro/ Todo tipo de animal./ É um tempo encantado/ O nosso tempo de criança/ É tudo envolto de festa/ De sonho, grande esperança/ Não importa a condição/ Pois sente a mesma emoção/ Dançamos a mesma dança.
Um forte abraço a todos que viveram comigo no meu tempo de criança.

sábado, 9 de abril de 2011

Casal amigo: Cesarina e Amurábi


Desde a publicação do meu primeiro cordel, Macaíba, Manancial de Nobreza, Amurábi e Cesarina, foram eles que sempre editaram e publicaram meus cordéis, dessa interação, surgiu uma amizade muito sólida e um respeito mútuo, que desde então, a cada dia mais aumenta a proporção. Um abraço muito forte ao casal amigo e até a inauguração da nova loja.

O multiartista Braga Santos


Tenho muito orgulho de ser amigo de pessoas como Braga Santos. Um artista de múltiplas facetas e que forja com a mais pura simplicidade o seu nome na história da arte. De traço inconfundível, Braga esbanja criatividade, tanto nos painéis, hoje espalhados por toda a cidade, seja nos versos, ou em artes e xilogravuras que enfeitam inúmeros cordéis, tanto meus como de outros artistas. Obrigado Braga Santos, pela nobre contribuição que você tem dado na minha caminhada artística-cultural de 100 cordéis publicados. Obrigado pela amizade sincera.

Livro: Macaíba é Muito Mais!

Uma coletânea de dez cordéis formam o Livro Macaíba é Muito Mais. Objetivando reunir para facilitar uma leitura mais dinâmica sobre motes relacionados a minha terra natal é que pensei neste livro. Sebastião Palhares prefaciou o livro e fez a xilogravura da capa. Dr. Olímpio Maciel escreveu a orelha. Os cordéis que forma o livro são: Macaíba, Manancial de Nobreza, Auta de Souza, Alberto Maranhão, Augusto Severo, Casarão dos Guarapes, Henrique Castriciano, Tavares de Lyra, A Saga do Rio Jundiaí em busca da sobrevivência, Solar do Ferreiro Torto e A Matriz de Macaíba.

Próximas Publicações em Cordéis

Em breve estarei publicando mais quatro cordéis, são eles: Nordeste, nº 101, Os Recursos Naturais, nº 102, Candidato Pobre, Candidato Rico, nº 103 e A História do Café, nº 104. O xilógrafo, professor, pesquisador e amigo Sebastião Palhares está trabalhando nas xilogravuras para os respectivos cordéis.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Josiel, um aluno mais que especial


Fiquei muito feliz ao receber um convite para participar do lançamento de um cordel de um ex-aluno, fiquei mais feliz ainda, pela dimensão e proporção tomada a partir de um trabalho realizado na escola. O cordel foi lançado num evento realizado no Hotel Praia Mar, através do CRI(Centro de Reabilitação Infantil), pois Josiel também é aluno do CRI. Já são 03 cordéis publicados por Josiel, são eles: Pedra Preta; Na rota da E-1 - Interbairros- Uma Linha Diferente e CRI - Minha Vida, Minha História. Josiel Felipe de Araújo nasceu no dia 04 de setembro de 1992, na cidade do Natal/RN. É filho de Francisco Luiz de Araújo e de Maria de Fátima Felipe de Araújo. Têm dois irmãos: Djane Sherly e Geraldo Francisco. Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Municipal Dom Joaquim de Almeida. Hoje é aluno da Escola Estadual Élia de Barros. Participou do Projeto Conhecendo o Município Através do Cordel, desenvolvido por mim, em parceria com o NASGA - Núcleo de Arte, Cultura e Educação Popular Maurício Fernandes (IACEMF), que é coordenado pela professora Maria Tereza de Oliveira. Parabéns Josiel!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Livro de Osair Vasconcelos: A cidade que ninguém inventou


Uma leitura obrigatória para nós macaibenses é o livro "A cidade que ninguém inventou" de Osair Vasconcelos. Percebemos o carinho com que Osair fala de sua terra natal. Muitas fotos antigas da cidade, como também de pessoas ilustres e anônimos que ajudaram a escrever a história da nossa "Pisa na Fulô". Fiquei muito feliz de ter meu nome citado no livro desse grande jornalista macaibense, que com orgulho, retrata a história dos tempos áureos da nossa querida cidade. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Osair num evento em homenagem a Auta de Souza realizado na Escola Estadual Auta de Souza, em Macaíba. Meu muito obrigado Osair.

sábado, 2 de abril de 2011

Cordéis Publicados:

1. Macaíba, Manancial de Nobreza ;
2. Os Níveis da Escrita ;
3. Uva Agora é Melancia ;
4. Terra dos Mártires ;
5. Joãozinho e os Seus Dentes ;
6. A Saga do Rio Jundiaí em Busca da Sobrevivência;
7. Anador com Poder de Viagra ;
8. De Urtigal à Nova Cruz ;
9. Salvem Nossas Tartarugas ;
10.Zé do Monte ;
11.Casa de Cultura Popular de Macaíba ;
12.O Ciferal ;
13.Lagoa do Bonfim ;
14.De Cana Brava à Espírito Santo ;
15.Balaio de Gatos ;
16.Os Pés de Benedita;
17.Compadre Deca ;
18.Sexo Frágil uma Ova!;
19.O Doido de Berto ;
20.A Escola de Ontem e de Hoje;
21.Nísia Floresta;
22.Auta de Souza;
23.Henrique Castriciano;
24.Universo do Músico ;
25.Celebridade ;
26.CDL – Macaíba ;
27.Paulo Freire: Cidadão do Mundo ;
28.A Motoca ;
29.A mulher que virou Sapo;
30.Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante ;
31.Augusto Severo;
32.Amigos da Água;
33.Como utilizar a Energia Elétrica ;
34.Geografiando o Brasil;
35.Alberto Maranhão;
36.Monsenhor Expedito;
37.O Homem que Tinha a Língua Grande Demais ;
38.Sonho de Professor ;
39.Vendedor de Bonecos ;
40.Tavares de Lyra ;
41.A História do Tangram ;
42.O Encontro de Hailton e Xexéu ;
43.ABC, O Mais Querido ;
44.Igreja Matriz de Macaíba ;
45.Solar do Ferreiro Torto ;
46.Casarão dos Guarapes ;
47.Alecrim F.C.
48.O Segredo da Receita ;
49.Como Economizar Energia Elétrica ;
50.D. Zefinha, Minha Mãe;
51.Amazônia ;
52.Namoro de Ontem e de Hoje ;
53.O Homem abduzido;
54.Municípios do RN;
55.Monte Alegre;
56.Salvem o Mangue;
57.Lei Maria da Penha;
58.Praias do RN;
59.Burocracia Celestial
60.Dona Militana;
61.Eva Viu a Uva
62.A Peleja da Concessão na Radiodifusão
63.O Pobre e o Rico;
64.Escola Ativa;
65.O Mundo Lá Fora;
66.Zila Mamede;
67.Leite de Vaca (com água);
68.A Diversidade Cultural de São Gonçalo do Amarante
69.Venera Dantas;
70.Dr. Onofre Lopes;
71.Quem Cola Não Sai da Escola;
72.São Gonçalo FC;
73.Todos Contra a Dengue;
74. O Fazendeiro e o Vaqueiro;
75. Os Nomes dos Candidatos
76. O Antes e o Depois;
77. Universitária FM 88,9 - A Universidade da Música;
78. O Matuto e o Doutor;
79. América Futebol Clube;
80. Escola Doméstica de Natal;
81. Educação no Trânsito;
82. Rio Potengi;
83. Milton Santos: O Maior Geógrafo Brasileiro;
84. 300 Anos de São Gonçalo do Amarante;
85. O Ponto é a Ponte;
86. Padroeiros de São Gonçalo do Amarante;
87. Dom Joaquim de Almeida, O Primeiro Bispo do RN;
88. O Homem que Matou a Geladeira;
89. A Saga de Helena;
90. Carta para Lindóia;
91. Ojuara, O Homem que levou Chifre do Lobisomem;
92. Escola Versus Televisão, Versus Internet, Versus...
93. Escola e Professor;
94. Parnamirim, Trampolim da Vitória;
95. Benedito Pinheiro Borges;
96. O Livro Amarelo;
97. O Defunto era Maior;
98. A Difusão da Cultura Afro-Brasileira;
99. O Soldado e o Coronel;
100.Tempo de Menino;
101.Nordeste.

Palestras, apresentações, exposições, oficinas e Pedidos: hailtonmangabeira@hotmail.com ou pelo telefone:(84)8855-0757